Nossa história

A Aliança Cathólica Santa Cruz foi fundada em 26 de abril de l896 pela Igreja Católica. Os padres alegavam que precisavam fundar essa sociedade de famílias católicas “para que sua fé não fosse abalada por outras crenças”.

​

Os colonos vinham de Linha Santa Cruz, Vila Teresa (Vera Cruz), Linha João Alves e outras localidades para as missas dominicais. Deslocavam-se em carroças, cavalos e charretes. Traziam produtos de sua colheita. Vendiam ou trocavam suas mercadorias no imenso pátio da igreja. Havia uma pequena sede ali construída. Depois da missa, os colonos confraternizavam com seus colegas que vinham de outras vilas.

​

Em julho de 1898, o Padre Francisco Schleipen , chegou a Santa Cruz para orientar a construção do edifício que a sociedade dos homens católicos estava construindo.

​

Em janeiro de 1899 diante de muitas pessoas, veio o bispo de Porto Alegre, Dom Claudio José Gonçalves Pôncio de Leão, abençoar a pedra fundamental para a construção da sede. Houve festa no local.

​

Finalmente pronta, a maciça construção de dois pisos, com 66 pés de frente, 75 pés de fundo e 43 pés de altura, cujo salão era enorme e podia abrigar até 2000 pessoas. Todas as grandes concentrações de pessoas aconteciam na Aliança: congressos, assembleias, encontros, teatro, concertos musicais, apresentação de corais. Os primeiros filmes de cinema mudo aconteceram nos seu salão.

​

Até a década de sessenta, a igreja católica tinha enorme influência nos destinos da sociedade. O Presidente de Honra era padre, geralmente o sacerdote Cura da Catedral. Presidia as reuniões ou assembleias. Até os bailes, saraus dançantes, boates tinham horário de término orientado pela comunidade. Não poderiam coincidir com o horário das missas.

​

Nos bailes de antigamente, o Presidente de Honra tinha seu lugar reservado no camarote. Controlava os casais católicos dançando. Não podiam ultrapassar os limites do respeito. Os religiosos eram rígidos com seu rebanho.

​

Em 1964, a Aliança Católica rompeu seus vínculos religiosos. A partir desse ano passou a ostentar seu nome atual. A sociedade havia mudado seus costumes. A religião não separava mais as pessoas.

​

Hoje, o Clube Aliança tem como missão contribuir para a qualidade de vida das pessoas oferecendo atividades de lazer e entretenimento para toda a família em suas duas sedes: social e campestre.

Aliança Cathólica Santa Cruz foi fundada em 26 de abril de l896.